Home>>Biografia de outros famosos>>Biografia – Marco Antonio Raupp
Biografia de outros famosos

Biografia – Marco Antonio Raupp

Conheça a biografia do ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. História, carreira e muito mais sobre uma das personalidades mais conhecidas do Brasil.

Biografia de Marco Antonio Raupp
Nome: Marco Antonio Raupp
Onde Marco Antonio Raupp nasceu? Cachoeira do Sul/RS
Profissão: Matemático

História de Marco Antonio Raupp
Marco Antonio Raupp é um matemático brasileiro, ex-diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele nasceu em Cachoeira do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, no ano de 1938.

Carreira de Marco Antonio Raupp
O matemático brasileiro e ex-ministro, Marco Antonio Raupp, começou a sua carreira alguns anos atrás. Ele é graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é doutor em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).
Foi professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), analista de sistemas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pesquisador titular e diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professor associado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP).
Foi também vice-diretor do LNCC, diretor geral do INPE, diretor geral do IPRJ/UERJ e diretor do LNCC.
Em reconhecimento aos serviços prestados, foi agraciado com o título de Comendador pela Ordem de Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores) e pela Ordem Nacional do Mérito Científico (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).
Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e também tesoureiro, vice-presidente e conselheiro da SBPC.
É membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA), membro titular do Conselho Superior da FAPERJ e membro suplente do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT).
Foi diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos. Também foi presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).
No dia 24 de janeiro de 2012 ele deixou a SBPC para tomar posse como ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de Dilma Rousseff, em substituição a Aloizio Mercadante.
Deixou a pasta em 17 de março de 2014, em uma reforma ministerial promovida pela presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *