Biografia – Gilmar Mendes

Conheça a biografia do jurista brasileiro, magistrado, professor e ex-advogado, Gilmar Mendes. História, carreira e muito mais.

Biografia de Gilmar Mendes
Nome verdadeiro de Gilmar Mendes: Gilmar Ferreira Mendes
Nome artístico: Gilmar Mendes
Onde Gilmar Mendes nasceu? Diamantino/MT
Aniversário de Gilmar Mendes: 30/12
Signo de Gilmar Mendes: Capricórnio
Profissão: jurista brasileiro, magistrado, professor e ex-advogado

História de Gilmar Mendes
Gilmar Ferreira Mendes (Gilmar Mendes) é um jurista brasileiro, magistrado, professor e ex-advogado. Ele nasceu em Diamantino, no Mato Grosso, no dia 30 de dezembro de 1955.

Carreira de Gilmar Mendes
O jurista brasileiro, magistrado, professor e ex-advogado, Gilmar Mendes, começou a sua carreira alguns anos atrás e já é conhecido nacionalmente.
Ele formou em Direito pela Universidade de Brasília no ano de 1978, ali também concluiu o curso de mestrado em Direito e Estado, em 1987.
Em 1989, concluiu seu mestrado na Universidade de Münster, na Alemanha, sob a orientação do Professor Hans-Uwe Erichsen.
Ele fundou no ano de 1998, juntamente com Paulo Gustavo Gonet Branco e Inocêncio Mártires Coelho, o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), uma escola privada que oferece cursos de graduação e pós-graduação em Brasília.
Atualmente é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), tendo presidido a corte entre 2008 e 2010. Tomou posse em 20 de junho de 2002 por indicação do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em cujo governo exerceu o cargo de Advogado-Geral da União, desde janeiro de 2000.
Pela Revista Época, Gilmar Mendes foi considerado um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.