Biografia – Rui Costa

Conheça a biografia do economista e político Rui Costa. História, carreira, trabalhos e muito mais sobre o atual Governador da Bahia.

Biografia de Rui Costa
Nome verdadeiro de Rui Costa: Rui Costa dos Santos
Nome artístico: Rui Costa
Onde Rui Costa nasceu? Salvador/BA
Aniversário de Rui Costa: 18/01
Signo de Rui Costa: Capricórnio
Profissão: Político e economista

História de Rui Costa
Rui Costa dos Santos (Rui Costa) é um economista e político brasileiro. Ele nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 18 de janeiro de 1963.

Carreira de Rui Costa
O economista e político brasileiro, Rui Costa, começou a sua carreira no ano de 1985, trabalhando no Pólo Petroquímico de Camaçari, onde foi um dos líderes da primeira grande greve que paralisou o Pólo e perseguido pela luta social. Caminho que mais tarde, o levaria a se tornar diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, entre 1984 e 2000, e diretor da Confederação Nacional dos Químicos, entre 1992 e 1998.
Elele foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na Bahia e elegeu-se vereador pela cidade de Salvador no ano de 2000, sendo reeleito em 2004 com o maior número de votos da bancada petista. Nesse período, assumiu uma das principais comissões da Câmara Municipal, a de Finanças, Orçamento e Fiscalização.
Em janeiro de 2007, convidado pelo governador Jaques Wagner, Rui Costa assumiu a Secretaria de Relações Institucionais, onde ficou até 2010.
No mesmo ano de 2010, ele deixou a secretaria e se elegeu deputado federal pelo PT.
Em 2012, Rui Costa foi novamente convidado pelo governador Jaques Wagner, dessa vez para chefiar a Casa Civil do Governo da Bahia. Ele foi escolhido como candidato do PT ao Governo do Estado da Bahia nas eleições 2014 e foi eleito no 1º turno com 54,53 % dos votos válidos, contra 37,39 % do seu principal adversário, Paulo Souto.

Curiosidades sobre a vida pessoal de Rui Costa
Rui Costa é casado com a enfermeira Aline Peixoto e tem quatro filhos: Aline, Caio, Marina e Malu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *