Biografia – Daniel Dias

Conheça a biografia do atleta paralímpico e recordista mundial, Daniel Dias. História, carreira, vitórias, meldalhas, jogos e muito mais sobre o esportista.

Biografia de Daniel Dias
Nome verdadeiro de Daniel Dias: Daniel de Faria Dias
Nome artístico: Daniel Dias
Onde Daniel Dias nasceu? Campinas/SP
Aniversário de Daniel Dias: 24/05
Signo de Daniel Dias: Gêmeos
Profissão: Atleta paralímpico e recordista mundial

História de Daniel Dias
Daniel de Faria Dias (Daniel Dias) é um atleta paralímpico brasileiro e recordista mundial. Ele nasceu em Campinas, no estado de São Paulo, no dia 24 de maio de 1988.

Carreira de Daniel Dias
O atleta paralímpico e recordista, Daniel Dias, começou a sua carreira esportiva alguns anos atrás. Ele nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita e descobriu o esporte aos 16 anos.
Compete nas classes S5, SB4 e SM5 em competições paralímpicas no Mundial de natação do CPI foi ouro nos 200m medley, com recorde mundial, ouro nos 100m livre e prata nos 50m borboleta e 50m costas, medalha de ouro no revezamento 4x50m medley com recorde mundial.
O atleta é detentor do recorde mundial nas provas de 100m e 200m livre, 100m costa e 200m medley e o recordista nos Jogos Parapan-americanos com oito medalhas de ouro.
Consquistou nove medalhas nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, superando o também nadador brasileiro Clodoaldo Silva, que havia conquistado sete medalhas (seis de ouro e uma de prata) nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004.
Em 2009, Daniel recebeu o troféu Laureus, espécie de Oscar do Esporte, como melhor atleta paraolímpico de 2008.
Sua indicação teve como motivo as suas nove medalhas conquistadas durante os Jogos Paraolímpicos de Pequim.
Em 2008, Daniel Dias já havia sido indicado para o mesmo prêmio. Até então, apenas três outros brasileiros haviam recebido este prêmio: Pelé (Futebol, 2000) Ronaldo Fenômeno (Futebol, 2003) e Bob Burnquist (Skateboarding, 2002).
Com mais um ouro nos jogos Rio 2016, Daniel Dias fatura sua 20ª medalha paralímpica.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *