Biografia – Bráulio Bessa

Conheça a biografia do Escritor, Poeta cordelista, Empreendedor social, Palestrante e Consultor do programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo, Bráulio Bessa. História, carreira, poesias, curiosidades e muito mais sobre o artista.

Biografia de Bráulio Bessa
Nome: Bráulio Bessa
Onde Bráulio Bessa nasceu? Alto Santo/CE
Profissão: Escritor, Poeta cordelista, Empreendedor social, Palestrante e Consultor

História de Bráulio Bessa
Bráulio Bessa é um Escritor brasileiro, Poeta cordelista, Empreendedor social, Palestrante e Consultor do programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo. Ele nasceu em Alto Santo, no estado do Ceará.

Carreira de Bráulio Bessa
O Escritor, Poeta cordelista, Empreendedor social, Palestrante e Consultor, Bráulio Bessa, começou a sua carreira artística alguns anos atrás. Ele defende o orgulho de ser nordestino e alcança mais de 20 milhões de brasileiros na internet.
O velho Lua, rei do baião, ficou conhecido no Brasil e no exterior por levar a cultura do Nordeste por onde andou. Muita coisa mudou do tempo de Luiz Gonzaga até hoje, mas o que prevalece no nordestino – isso ninguém tira – é o sentimento de orgulho de onde nasceu.
Com fala mansa e sotaque carregado, o nordestino arretado Bráulio Bessa transformou sua trajetória na defesa da cultura regional nas redes sociais em palestras, contando em forma de causos, sua história desde criança no sertão do Ceará.
Açém de Escritor, Poeta cordelista, Empreendedor social e Palestrante, Bráulio Bessa também é atualmente Consultor do programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo.

18 Comments

  1. Elaine Maria Goulart Nunes

    Tenho acompanhado teus cordéis no Encontro com Fátima Bernardes, e me encontro cada vez mais encantada com teu trabalho. Linguagem acessível, linda, bem rimada e que acima de tudo fala desse pedacinho do Brasil maravilhoso que é o Nordeste, aí teve e tem muitos poetas de peso, és um deles.
    Parabéns! Que Deus te dê muita inspiração para continuar a escrever essas maravilhas. Um Abraço e receba meus aplausos de pé. Elaine.

  2. Luiz Victor de Lima Filho

    Eu queria te parabenizar pelo seu talento, fico muito feliz em saber que tem pessoa como você, que defende a nossa terra, com todo vigor e firmeza. Sou defensor da cultura nordestina, gosto das poesias de Patativa, Geraldo Amâncio, Ivanildo Vila Nova, Zé Cardoso entre outros. Mas gostaria que você lembrasse também, do nosso querido sego Aderaldo. Abraso do seu admirador, Luiz Victor!!!

  3. Alberto vidal

    Meu conterrâneo cearense Bráulio Bessa, que orgulho ter uma pessoa que representa nosso estado e nosso nordeste tão bem, continue com essa humildade e essa essência que você tem de cativar as pessoas, parabéns…sou de juazeiro do norte, terra do “padim ciço” vc tá devendo uma visita a gente aqui. Estamos orgulhosos de você…(imagine o Brasil ser dividido e o nordeste ficar independente)

  4. Lucia Ferreirs

    Como é gostoso ver vc declamando. Independente do tema proposto, suas rimas comovem e encantam. Sua brasilidade fica potencializads quando vc declama suas poesias pois tudo é muito lindo! Vc tem algum livro publiccado.

  5. Donizete

    Eu não tenho muito jeito com as palavras, mas não sei como agradecer com as suas.Mas a sua forma singela cativa tanto, que a luz que você irradia é angelical.

  6. Ana Schirley Bragatto Favero

    Sou sua fã. Admiro e respeito seu talento. Suas poesias têm corpo e alma. A nossa cultura brasileira é ímpar, graças aos poetas como você. Genuinamente brasileiros. O Brasil tem que ser cantado em versos e rimas, mostrando a sua verdadeira identidade. Parabéns ! Continue declamando. Quero saber se na livraria cultura eu encontro seus livros de poemas. Da sua literatura de cordel. Sou apaixonada por este gênero. Parabenizo a Fátima Bernardes por ser semeadora da literatura literária. Bem como você. Eu sou pela leitura literária. Estou com a leitura, principalmente de poesia. Poesia, note e dia, dia e noite. Poesia é sabedoria, é alegria. POESIA, todo dia. Um abraço. Ana Schirley.

  7. Erasmo Rodrigues do Nascimento.

    Bráulio Bessa. Você é uma das verdades do nosso povo nordestino! Sinto-me satisfeitíssimo em ter um Representate Impar como voçê, mostrando ao mundo a nossa cultura, que até no sofrimento nós encanta através de sua fala. Um abraç. Att.: Erasmo.

  8. Alcides

    ola colega te conheci a 5 dias conheci patativa a 2 anos atrás tenho 50 anos sou pauliosta estudei ate a quarta serie primaria sou fa de patativa ate aprendi algumas poesias como briga na procissão toco um pouco de violão acompanhando os poemas fica bem legal não tenho tempo de assistir tv te conheci por acaso já sou seu fa esse emeio e do meu filho vou fazer o meu pra me comunicar melhor com os amigos de ves enquanto vou a radio da cidade e canto algumas musicas e também recito algumas poesias de patativa mae preta , a morte de nana. aposento de mane do riaclhao e outros agora estou ensaiando boi sebu e as formigas; trabalho no ramo de restaurante ; posso falar suas poesias aqui na radio; abraços alcides queiroz filho;

  9. Joyce

    Amo Bráulio, e amo os seus cordéis!❤

  10. Aluisio Teixeira

    Primeiramente, sou seu fã! pensou que iria dizer fora Temer? Acompanho seu trabalho desde o inicio, me sinto muito orgulhoso por você, me sinto orgulhoso por ser seu vizinho regional, também moro na zona norte do estado do ceará, mais precisamente em Itapipoca. Em meio a tanto orgulho uma frustração, você e conhecido no mundo todo, mas aqui em nosso região não há o reconhecimento que você merece. Deixo aqui meu abraço e meu sonho é um dia está com sua presença, na sua presença para degustarmos uma panela reforçado com sarrabulho a moda itapipoquense.

  11. Glaucia Albuquerque

    Olá Bráulio Bessa. Orgulho do povo nordestino e especialmente do povo cearense. Seu trabalho é incrível: divulgar os nossos culturais de forma tão genuína e própria desta reunião tão rica, de gente hospitaleira, inteligente e criativa. Que as pessoas aprendam que não há culturas, povos melhores ou piores, são DIFERENTES. VIVA A DIFERENÇA! VIVA O POVO NORDESTINO!

  12. Kauany

    Amo os seus Cordeu Bráulio Bessa

  13. Kauany

    Amo os seus Cordeu Bráulio pessa

  14. MARIA SILVA DE ALMEIDA

    TRABALHO NUMA ESCOLA QUE ESCOLHEU BRÁULIO BESSA COMO AUTOR DO BIMESTRE NO NOSSO PROJETO DE LEITURA. TEM SIDO MUITO BOM FAZER ESTE TRABALHO, CONHECER A HISTÓRIA DE PESSOAS DA TERRA E SUA HISTÓRIA NOS REMETE AO VERDADEIRO NORDESTINO, QUE AMA SUA TERRA.

  15. Lucirene

    Parabéns Bráulio, sou sua fã. Acompanho seu trabalho, me orgulho muito de saber que tem nordestino com talento e coragem de defender esse sertão que moramos. Me sinto sua irmã, Sou Piauiense – Campo Maior. Espero um show seu aqui.

  16. Pedro F.G. Rosa.

    Sr. Bráulio, agradeço a Deus por poder ouvir, olhar, sentir, e ter outros sentimentos tão nobres que ele nos brindou. E um deles é ouvir o Sr. Expressar sentimentos, tecer, e nos induzir a sermos homens de sentimentos nobres e atitudes corretas para a boa convivência da humanidade. Parabéns e que Deus te ilumine cada vez mais. (em agosto(de 05 a 14) vou visitar Fortaleza e se você estiver por lá gostaria de conhece-lo pessoalmente ou se possível assistir sua palestra.Favor me informar por email lugar e dia.

  17. Candida

    Amo meu nordeste, fico ainda mais feliz por fazer parte desse lugar maravilhoso, orgulho em ter tantas pessoas incríveis assim como você que tem contribuído positivamente pra isso. Parabéns e obrigada por nos encantar com seus maravilhosos e criativos cordéis.

  18. Clovis lima

    Parabéns pelo o que você é. Você é pura magia a jogar as palavras no ar,a nos encantar,nos fazer sorrir,nos fazer chorar,e sem quebrar o silêncio que nos permite te ouvir,só assim você nos enche de alegria e que se existe uma razão para a vida ela chama se amor.(Clovis,Fortaleza-CE).

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *